terça-feira, 27 de setembro de 2011

Iguana, Zoo de Lisboa.

Iguana é um género de répteis da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México.
O iguana da espécie Iguana iguana, também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro.
Têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir 180 cm. Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criadas em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.

 Lagartos são um grupo generalizado de squamate répteis , com cerca de 3.800 espécies ,que vão em todos os continentes exceto a Antártida , bem como cadeias de ilhas oceânicas mais. O grupo, tradicionalmente reconhecida como a subordem Lacertilia, é definido como todos os membros existentes do Lepidosauria (répteis com escamas sobrepostas), que não são nem sphenodonts (ie, tuatara ), nem cobras - eles formam um grau evolutivo .  Enquanto as cobras são reconhecidos como estando filogeneticamente dentro do anguimorph lagartos a partir do qual evoluíram, o Sphenodonts são o grupo irmão para o Squamates, maior monofilético grupo, que inclui tanto os lagartos e as cobras.
Lagartos normalmente têm membros e orelhas externas, enquanto as cobras falta estas duas características. No entanto, porque eles são definidos negativamente como cobras excluindo, lagartos têm nenhuma característica distintiva única como um grupo. Lagartos e cobras móveis compartilham um osso quadrado , distinguindo-os dos sphenodonts , que têm uma mais primitiva e sólida diapsid crânio . Muitos lagartos podem soltar suas caudas para fugir de predadores, um ato chamado de autotomia , mas essa capacidade não é compartilhada por todos os lagartos. Visão, incluindo visão de cores, é particularmente bem desenvolvida na maioria dos lagartos, e mais se comunicar com a linguagem corporal ou cores brilhantes em seus corpos, assim como com feromônios .
O comprimento adultos de espécies dentro da subordem varia de alguns centímetros por alguns camaleões e lagartixas para cerca de três metros (9 pés, 6 polegadas) no caso do lagarto vivo o maior varanid, o Dragão de Komodo . Alguns extinta varanids atingido o tamanho grande. O aquáticos extintos mosassauros atingiu 17 metros, eo gigante monitorar Megalania prisca Estima-se que chegou talvez sete metros. Enquanto os lagartos são comumente associados com os répteis pré-históricos como os dinossauros, os cientistas ainda não têm certeza quanto à possibilidade ou não lagartos contemporâneos e dinossauros são de mesma cadeia evolutiva. A noção predominante entre os especialistas lagarto é que, embora muito semelhante ao pré-históricas criaturas reptilianas, lagartos modernos são um disparar evolutiva dos mamíferos. Eles têm, no entanto, adaptado e aprendeu a sobreviver pelos mesmos meios que muitos dinossauros.


Fisiologia

Visão é muito importante para a maioria dos lagartos, tanto para localizar a presa e para a comunicação, e, como tal, muitos lagartos têm visão de cores muito aguda. A maioria dos lagartos dependem fortemente de linguagem corporal, utilizando posturas específicas, gestos e movimentos para definir território, resolver disputas, e atrair parceiros. Algumas espécies de lagartos também utilizam cores vivas, como as manchas iridescentes na barriga de Sceloporus. Estas cores seria altamente visíveis para os predadores, por isso são muitas vezes escondidos na parte inferior ou entre escalas e revelado somente quando necessário.
A inovação em particular a este respeito é a barbela , uma mancha colorida da pele na garganta, geralmente escondido entre as escalas. Quando um monitor é necessário, os lagartos erguer o osso hióide de sua garganta, resultando em uma aba vertical grande de pele coloridos debaixo da cabeça, que pode então ser usado para comunicação. Anoles são particularmente famoso por essa exibição, com cada espécie ter cores específicas, incluindo os padrões visíveis apenas sob luz ultravioleta (UV), como lagartos muitas vezes pode ver UV (o que é necessário para sua sobrevivência, caso contrário, eles desenvolvem doença metabólica óssea ).

Evolução e relações

A retenção da base "reptiliano" amniota organismo formado por lagartos torna tentador assumir qualquer animal similar, vivo ou extinto, também é um lagarto. No entanto, este não é o caso, e lagartos como squamates fazem parte de um grupo bem definido.
Os primeiros amniotas foram superficialmente lagarto-como, mas tinha sólido, caixa-como crânios, com aberturas apenas para os olhos, narinas, denominado o anapsid condição. Tartarugas manter este formato do crânio. Anapsids cedo mais tarde deu origem a dois novos grupos com furos adicionais no crânio para abrir espaço para os músculos maiores e âncora da mandíbula. Os sinapsídeos , com uma fenestra único, deu origem ao superficialmente lagarto-como Pelycosaurs , que incluem Dimetrodon eo Therapsidas , incluindo o Cinodontes , a partir do qual os mamíferos modernos iria evoluir.
O moderno Tuatara mantém o crânio Lepidosaur básico, distinguindo-a de lagartos verdade, apesar das semelhanças superficiais. Squamates, incluindo cobras e lagartos todas verdadeiras, ainda mais iluminada do crânio, eliminando a margem inferior da abertura inferior do crânio.
Os primeiros fósseis conhecidos restos de um lagarto pertence ao iguanian espécies Tikiguania estesi da Formação Tiki da Índia , que data do Carniano fase do Triássico período, cerca de 220 ​​milhões de anos atrás. No entanto, a filogenia mitocondrial sugere que o primeiro lagartos evoluíram no final do Permiano . Relacionamentos mais evolutiva dentro do squamates ainda não estão completamente resolvidos, com a relação de cobras para outros grupos sendo mais problemáticos. A partir de dados morfológicos, lagartos Iguanid foram pensados ​​para ter divergido do squamates outros muito cedo, mas recentes filogenias moleculares , tanto do mitocondriais e nucleares DNA , não suportam essa divergência inicial.  Porque as cobras têm um rápido relógio molecular que squamates outros ,  e há poucos cobra cedo e fósseis ancestral cobra,  é difícil de resolver a relação entre cobras e outros grupos squamate.

diversificação Lizard

Dentro do Lacertilia são encontrados quatro subordens geralmente reconhecidos, Iguania , Gekkota , anfisbenas e Autarchoglossa , com o "skinks cega" na família Dibamidae ter uma posição incerta. Enquanto, tradicionalmente excluídos os lagartos, as cobras são geralmente classificados como um clado com um grau semelhante subordinal.

Iguania

Subordem Iguania , encontrados na África, sul da Ásia, Austrália, Novo Mundo , e com iguanas colonizar as ilhas do Pacífico a oeste, formam o grupo irmão para o restante do squamata. Eles são em grande parte arborícolas, e tem primitivamente carnuda, não preênsil línguas, alguns até têm escalas, mas essa condição é, obviamente, altamente modificados no camaleões. Este clade inclui as seguintes famílias:

Gekkota

Caçadores ativos, o Gekkota inclui três famílias que compõem o geckos distintivo cosmopolita e sem pernas flap-footed lagartos da Austrália e Nova Zelândia. Como cobras, os lagartos flap-footed e mais geckos falta pálpebras. Ao contrário das cobras, eles usam suas línguas para limpar os olhos muitas vezes altamente desenvolvidos. Enquanto os pés gecko têm superfícies originais que permitem que eles se agarram ao vidro e executado em tectos, a flapfoot perdeu seus membros. As três famílias desta subordem são:

Relação com humanos



A maioria das espécies de lagarto são inofensivos aos seres humanos. Somente a maior espécie de lagarto, o dragão de Komodo , que chega a 3,3 metros (11 pés) de comprimento e pesa até 166 kg (365 libras), tem sido conhecida a perseguir, atacar e, de vez em quando, matar seres humanos. Um período de oito anos de idade menino indonésio morreu de perda de sangue após um ataque em 2007. O veneno do monstro de Gila eo lagarto de contas não é geralmente mortal, mas eles podem infligir picadas extremamente dolorosas devido à mandíbulas poderosas.
Numerosas espécies de lagarto são mantidos como animais de estimação .
Lizard simbolismo desempenha importantes papéis que raramente predominante em algumas culturas (por exemplo, Tarrotarro na mitologia aborígene australiana ). O Moche pessoas das antigas Peru animais adorados e lagartos, muitas vezes retratado em sua arte.  De acordo com uma lenda popular em Maharashtra , um monitor comum indiano , com cordas em anexo, foi usado para escalar os muros da Sinhagad forte na batalha de Sinhagad 
Iguanas verdes são consumidos na América Central e Uromastyx em África . No Norte da África, são considerados Uromastyx dhaab ou "peixes do deserto" e comido por tribos nômades.

Fotografia Zito Colaço





Sem comentários:

Enviar um comentário