terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tubarão-touro, Zoomarine, Guia.


O Tubarão-Touro é o mais perigoso para o Homem, devido ao fato de poder viver tanto em água salgada como em água doce. Crescem entre 3 a 3,5 metros.

Dieta

Comem peixes incluindo outros tubarões (comem até tubarões da mesma espécie) e arraias, comem tartarugas marinhas, pássaros, golfinhos. Ele come quase de tudo.

Habitat

São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas , já foi encontrado 3 km acima no rio Mississipi (nos EUA) e a 4 km acima do rio amazonas ( no Peru ), vivem numa profundidade de 30 m ou até menos de 1 m, são encontrados no Brasil também, principalmente no Recife essa espécie de tubarão é responsável por diversos ataques na praia de Boa Viagem junto com o tubarão tigre, essas duas espécies de tubarão são encontradas facílmente na praia de Boa Viagem, mas não vai querer visitá-los pois essas duas espécies são consideradas super perigosas aos humanos junto com o Tubarão-Branco.

Reprodução

São viviparos e nascem mais ou menos 13 filhotes, e a gestação dura 1 ano, os filhotes de tubarão de Zambezi nascem com 70 cm de comprimento e são encontrados normalmente em baías e em boca de rios. Possuem espectativa de vida de 14 anos.

Classificação

Reino - Animalia
Filo - Chordata
SubFilo - Vertebrata
Classe - Chondrichthyes
Subclasse - Elasmobranchii
Ordem - Carcharhiniformes
Familia - Carcharhinidae
Género - Carcharhinus
Espécies - Leucas

Pesca
Por causa do fato que eles são achados muito perto das orlas e são em grande número, as pescarias são frequentes um pouco por todo o mundo e, a sua carne é utilizada para consumo humano e a sua pele para couro.

Descrição geral

Possui um nariz pequeno que é bem largo, a sua barriga é branca e seu corpo é cinza e seus olhos são pequenos, sua primeira barbatana dorsal é muito maior e mais pontuda que a sua segunda barbatana dorsal. As fêmeas são sempre maiores que os machos chegando a 3,5 metros. Muitos ataques são atribuidos a esse tubarão , que é muito perigoso, provavelmente o mais perigoso nas águas tropicais depois do tubarão branco e do tubarão tigre. Esse animal come de tudo inclusive pessoas, autores de muitos ataques a pessoas em diversos rios e já foi encontrado até no rio Amazonas. Esse tubarão é mais famoso por entrar rio a dentro , onde as pessoas não esperam que haja tubarão, mas cuidado que existe. Esse tubarão também é muito conhecido aqui no Brasil por ser autor de vários ataques fatais e não fatais ocorridos na praia de Boa Viagem no Recife. A história mais recente e que chocou o mundo foi a de uma ataque de um menino de 8 anos na Flórida em Pensacola em que o menino perdeu um braço (que foi reimplantado) e uma perna, esse tubarão possui uma taxa de testosterona muito alta, o que faz com que essa espécie seja extremamente perigosa e feroz. Por isso é importante não mergulhar em praias (e rios) em que esse tubarão se encontra, tome cuidado.
Fonte: tubaroes.com.sapo.pt

Carcharhinus leucas


Tamanho: São tubarões grandes e agressivos, chegam a pesar 225 Kg e a atingir mais de 3m.
Dieta: Alimentam-se de peixes, arraias lixa e até de outros tubarões. São grandes predadores, não temem nada e estão sempre em busca de comida. Embora os humanos não sejam sua presa normal eles se enquadram dentro de seu cardápio alimentar.
Habitat: Não são encontrados apenas na água salgada do mar mas também em água doce.
Reproducão: São vivíparos e nascem cerca de 13 filhotes após uma gestação de 1 ano. Os filhotes já nascem com 70 cm de comprimento e podem viver aproximadamente 14 anos.

Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Carcharhiniformes
Familia: Carcharhinidae
Genêro: Carcharhinus
Espécie: Carcharhinus leucas

Descrição geral

Os Cabeças chatas são considerados um dos tubarões mais mortais do mar. Em âmbito mundial, provavelmente matam mais pessoas do que qualquer outro tubarão. Atacam em áreas onde há muitas pessoas nadando ou tomando banho de mar. Em inglês, o tubarão cabeça chata é chamado de tubarão touro devido ao seu corpo imponente, por ser forte como um touro e ter uma boca grande para o seu tamanho. Seus dentes são serrilhados e projetados para arrancar grandes nacos de animais avantajados.
São escuros em cima e claros embaixo, o que os torna quase invisíveis para as suas presas. Possui nariz e olhos pequenos; sua primeira nadadeira dorsal é maior e mais pontuda em relação a segunda. As fêmeas são sempre maiores que os machos chegando a 3,5 metros.

Fotografia Zito Colaço

Sem comentários:

Enviar um comentário